Redmi Note 8 X Samsung A30s: qual o melhor intermediário?

O Redmi Note 8 é um sucesso de vendas e também vem chamando a atenção do público brasileiro.

A prova disso é que o intermediário da Xiaomi foi o celular mais buscado no site Mundotec nos últimos tempos.

Mas sabe qual outro aparelho que também caiu no gosto dos brasileiros? O Galaxy A30S.

Qual é melhor e qual vale mais o seu dinheiro? É isso que vamos te ajudar a descobrir neste comparativo.

O design não muda muito entre os dois – eles são do mesmo tamanho e adotam entalhe em formato de gota para reduzir as bordas.

Se você faz questão de ter o melhor aproveitamento frontal, vai preferir o da Samsung por ter moldura mais fina.

O Xiaomi é um pouco mais pesado devido ao vidro da traseira enquanto o Galaxy tem acabamento de plástico.

As câmeras ficam alinhadas verticalmente no canto esquerdo da traseira.

A diferença é que o Note 8 tem uma a mais.

A Xiaomi adotou um padrão de cor com efeito degradê e a Samsung optou em algo mais exótico com blocos tridimensionais que refletem tons diferentes dependendo do ângulo que a luz toca a superfície do aparelho.

Qual é mais bonito? A escolha fica por sua conta.

A tecnologia de biometria também é distinta – no Galaxy você tem o leitor biométrico na própria tela apesar de ser uma tecnologia mais avançada ela demora mais para ler sua digital que o sensor padrão na traseira do Note 8.

Há entrada para fone de ouvido nos dois, conexão USB-C e Wi-Fi de 5 GHz.

O Galaxy tem de mais avançado o Bluetooth 5, enquanto o Redmi traz de extra um sensor infravermelho no topo.

Cada um tem suas vantagens e, por isso, daremos um ponto a cada no início.

A tela do Galaxy A30S é maior, porém, com resolução inferior. O que pode compensar é o painel Super AMOLED que exibe pretos de verdade ao desligar os pixels.

Isso ajuda com o tema noturno, fazendo a bateria render mais e também acaba causando menor fadiga visual ao usar o celular no escuro.

Já a tela do Redmi se destaca pelo brilho superior, o que ajuda a usar o celular fora de casa especialmente em dias ensolarados.

A reprodução de cores é bem balanceada por padrão, exibindo imagens próximas da realidade.

Enquanto o Galaxy adora saturar tudo – você pode reduzir essa saturação ao mudar o perfil de calibração.

Na parte sonora nenhum dos dois se destaca, temos som mono e desbalanceado com grande foco nos agudos.

O Redmi Note 8 é um pouco melhor. Ele não sacrifica tanto os médios quanto o Galaxy. E o volume geral é ligeiramente mais alto.

Porém, o som de ambos distorce quando o volume está no máximo.

Apenas o da Samsung vem com fone de ouvido, mas o acessório é bem básico e nem vale muito a pena usar.

Se você busca um bom celular para ouvir músicas, qualquer um dos dois pode te atender mas se você é exigente e quer som alto e limpo, ficará decepcionado com ambos.

Daremos empate em tela e som.

Software

Na parte de software temos Android com interface bastante modificada nos dois.

A Samsung está a frente da Xiaomi com o Android 10 já disponível no A30S, enquanto ainda não há data para a versão mais atual do robôzinho ser liberada para o Redmi Note 8, o que podemos esperar que chegue nos próximos meses juntamente com a MIUI 12.

Cada sistema tem seus diferenciais – no caso do A30S é a TV digital com suporte a modo janela, o que permite você assistir sua programação favorita enquanto usa outros aplicativos.

Já no Note 8 é possível controlar eletrônicos com o infravermelho no topo ele funciona bem, sendo compatível com diversos aparelhos.

Em termos de fluidez e resposta do sistema, achamos que a One UI 2.0 está mais bem otimizada e isso será um diferencial para muitos.

E, finalmente, temos um desempate, com mais um ponto para o Galaxy A30S. Equipando o Redmi Note 8 temos a plataforma Snapdragon 665, a mesma presente em diversos intermediários que testamos nos últimos meses.

O Galaxy A30S vem com hardware da própria Samsung, o Exynos 7904 – qual é mais rápido?

Em nosso teste padronizado de velocidade no multi-tarefas tivemos vantagem no Samsung que foi 18 segundos mais veloz.

É aqui que vemos que a MIUI não faz bom uso do hardware do Note 8.

Outros celulares com o mesmo processador foram mais rápidos em nossos testes. Em benchmarks temos pontuações maiores com o modelo chinês, o que é mais importante para você, maior velocidade no uso real ou ter números altos para fazer inveja aos amigos?

Pelo menos ele não decepciona em jogos e rodou todos os títulos que testamos com a mesma fluidez do Galaxy

Bateria

Damos mais um ponto ao A30S pelo melhor desempenho no geral. A Bateria de 4.000 mAh virou padrão em smartphones intermediários, e esse é o caso dos modelos da Xiaomi e Samsung.

Isso quer dizer que ambos entregam autonomia similar?

Quase isso. O A30S rende um pouco mais devido à tela com resolução inferior. Para quem faz uso mais básico, terá bateria para o dia todo com os dois. Você pode até arriscar um pouco de jogos ou tirar algumas selfies durante o dia sem se preocupar em ficar sem celular antes de ir dormir.

Outra vantagem para o modelo da Samsung está no tempo de recarga. ele demora um pouco menos para ir de 0 a 100%.

Em bateria damos ponto duplo ao celular da Samsung. Em quantidade de câmeras temos vantagem para o Note 8.

Câmera

Além da principal, grande-angular e de profundidade, presentes no A30S, ele também tem uma extra para macros – nem sempre ter resolução mais alta garante maior qualidade fotográfica, mas o modelo da Xiaomi faz melhor uso do seu sensor de 48 MP.

Em fotos ao céu aberto com boa iluminação, temos ótimas fotos com ambos. O problema é que o da Samsung adora saturar demais as fotos. Recomendo desativar a inteligência artificial, pois muitos detalhes são perdidos devido ao pós-processamento agressivo.

A grande-angular ajuda ao fotografar cenários mais amplos e entrega melhores fotos no Redmi. Ele também sofre menos com locais mais escuros e traz modo noturno mais agressivo, mas este deixa as fotos granuladas.

O sensor de desfoque funciona bem nos dois e se você precisar fotografar algo de perto terá a câmera macro no Note 8 para te auxiliar. Aqui o modelo da Xiaomi leva ponto por ter melhor experiência fotográfica. A câmera frontal do Note 8 tem resolução inferior, mas não se engane: ela faz um melhor trabalho que a do Galaxy, registrando selfies com mais detalhes e melhor representação de cores.

O A30S tende a dar uma suavizada para esconder os defeitos da pele. Algumas pessoas curtem, outras não. Desfoque de fundo também é melhor no modelo chinês, os dois fazem um bom trabalho, mas no Note 8 tem desfoque mais intenso e melhor separação enter os planos.

E mais um ponto para o da Xiaomi pela melhor frontal.

Filmagem

E fechando a parte de câmeras temos a filmadora.

O Xiaomi grava em 4K e o Galaxy fica limitado a apenas Full HD.

Podemos dar mais uma vitória ao Redmi Note 8? Calma, não é simples assim. Apesar de estar limitado a uma resolução mais baixa os vídeos capturados pelo A30S apresentam melhor qualidade.

O controle de estabilização é similar entre os dois, assim como o foco.

Porém, o áudio capturado pelo A30S é mais limpo. Aqui cada um leva um ponto.

Os dois realmente brigam sério e mostram que estão no mesmo patamar, mas para muitas pessoas o que importa é: qual é mais barato.

Os celulares da Xiaomi sofreram bastante com a alta do dólar e o Redmi Note 8 está bem mais caro que o A30S atualmente, chegando a uma diferença em média de R$ 300.

E isso levando em conta o preço do modelo vendido em marketplace. Enquanto no Galaxy você paga menos e ainda leva um produto com garantia nacional de 1 ano. O A30S leva um ponto do nosso comparativo pelo seu melhor custo-benefício.

O Redmi Note 8 é um bom intermediário, mas a subida de preço torna a compra complicada. Pagando menos você leva o A30S, que é um celular mais fino e leve que tem tela com menos bordas, desempenho superior, melhor bateria, menor tempo de recarga e software mais atualizado com Android 10.

Agora se ter um celular com melhor acabamento, tela com brilho mais forte, recurso de controle remoto universal e melhores câmeras for o mais importante para você, vale a pena esperar o preço do Note 8 dar uma caída, porque pagar quase R$ 1.500 nele é bem salgado.

E é claro que te ajudamos a conferir os melhores preços para os dois aparelhos, basta clicar nos links aí da descrição.

Aproveita para comentar aí abaixo: você acha que faz falta a garantia nacional ao comprar um celular em marketplace?

Eu vou encerrando por aqui, um grande abraço e até a próxima.

Adquira pela Amazon Samsung e Redmi Note 8 e Submarino

Leave a Reply