A Samsung lançou recentemente o Galaxy A22 em sua versão 4G no Brasil. A nova entrada de nível básico da empresa para quem procura um telefone acessível com tela de 90 Hz, boa duração da bateria e um conjunto completo de câmeras. O que é bom? Vale a pena comprar?
O A22 se diferencia dos demais da linha A 2021 em design – este ainda aposta no bloco de câmeras estilo cook top, o que o faz parecer mais com modelos da linha Galaxy M, como o M32 e o M62 lançados recentemente. Ele vem em 4 opções de cores – preto, verde, violeta e branco.
Sua pintura não é elegante como as mais caras, com efeito degradê ou tom metálico. É um telefone com um visual simples que não esconde seu acabamento todo em plástico.
A frente é muito parecida com muitos outros celulares da Samsung e pode até ser confundida com modelos como o M32 e o A32. Eles são do mesmo tamanho e apresentam um entalhe em forma de gota. As bordas não são muito afastadas do fundo, como é padrão no segmento.
O A22 possui um leitor biométrico do lado direito integrado ao botão liga/desliga e logo acima dele está a tecla de controle de volume. No lado oposto há uma gaveta para dois chips e um cartão de memória. Na parte inferior há entrada USB-C, P2 para fones de ouvido, microfone e alto-falante por fim, na parte superior há apenas mais um microfone.
Na conectividade, você terá tudo o que precisa, incluindo wifi ac padrão para redes de 5 GHz, Bluetooth 5.0 e NFC. Se procura uma ligação a uma rede 5G, então esta é a outra versão do Galaxy A22 que deve procurar. Este celular Samsung vem com tela de 6,4″ com resolução HD Plus, painel Super AMOLED e taxa de 90 Hz para fluidez superior com animações do sistema.
Sua tela é boa para a categoria com bom nível de brilho, cores vibrantes e preto perfeito . rivais com painel IPS que apresenta cores suaves e ângulo de visão mais limitado. Assim como o Galaxy A32, o A22 também tem apenas uma saída de áudio.
Seu som mono tem boa potência sonora, mas acaba distorcendo no máximo com agudos muito estridentes. Os médios e graves são mais equilibrados, como vimos no Galaxy M32, o que pode indicar que a Samsung usou o mesmo alto falante nos dois modelos.
A parte multimídia não é o ponto forte do Galaxy A22 e é uma pena que a Samsung não envie mais fones de ouvido no box no mínimo a entrada P2 permite que você use o acessório que quiser.
Mas, avançando, outra semelhança entre o Galaxy A22, A32 e M32 é a plataforma Helio G80 da MediaTek. Não é um hardware que realmente empolga o desempenho e até ficou abaixo do Moto G30 em nosso teste de velocidade focado em multitarefa.
Apesar de ter 4GB de RAM, não foi possível manter todos os aplicativos abertos em segundo plano. Nos benchmarks tivemos números próximos ao A32 e no caso do AnTuTu ultrapassou os 20 mil pontos.
Comparado com o Galaxy A21S lançado no ano passado com o Exyos 850, temos um salto considerável de 40% na pontuação. O A22 roda bem jogos leves e consegue entregar fluidez aceitável em PUBG com gráficos HD em alta taxa de quadros e anti-aliasing habilitado.
No CoD Mobile tivemos um bom desempenho na qualidade gráfica mas com as melhorias de imagem desabilitadas. O A22 é um dos vários celulares da Samsung com bateria de 5.000 mAh.
O mais curioso é que acabou rendendo menos que o A32, que tem tela de resolução maior. e de qualquer forma, o A22 é capaz de entregar autonomia com bastante espaço para um dia inteiro de uso que ainda tem um pouco de carga sobrando para a manhã seguinte.
O tempo de recarga poderia ser melhor – a Samsung manda um carregador de apenas 15 watts na caixa que demora mais de 2h para fazer o celular chegar a 100% – com 15 minutos temos 12% recuperados e chega a 25% em meia hora . O A22 sai da caixa com o Android 11 modificado pelo One UI 3.1 Core.
Curiosamente, ele vem com a versão limitada do software da Samsung, que geralmente é encontrada em telefones Galaxy M. De qualquer forma, ainda temos uma boa seleção de recursos como Tela Edge, para atalhos no canto da tela em qualquer lugar da tela. sistema.
As principais características são as mesmas de outros modelos da marca com direito ao modo escuro para aproveitar a tela AMOLED e suporte a temas. O que notamos é que o sensor de toque tem um pequeno atraso ao alternar entre os aplicativos, mesmo problema visto em modelos mais caros da linha Galaxy A.
Tela de pelo menos 90 Hz ajudam a transmitir uma sensação de maior fluidez do que visto nos modelos mais caros da marca com tela de 60 Hz. O conjunto de fotos é composto por câmera principal de 48 MP, câmera secundária de 8 MP com ultrawide e duas câmeras dedicadas de 2 MP para macro e desfoque – é basicamente o mesmo conjunto do Galaxy A21S, e isso inclui câmera selfie com sensor de 13 MP.
A câmera do A22 registra boas fotos diurnas atingindo as cores e nitidez. O que poderia ser melhor é o alcance dinâmico para equilibrar os pontos de luz, o que evitaria ter céu todo branco nas fotos.
Pelo menos o HDR acerta algumas vezes para resolver o problema. Isso também pode ser resolvido com a ultrawide, mas essa câmera tem menos nitidez e as cores tendem mais para um tom azulado. Pelo menos você será capaz de capturar muito mais cenários.
A A22 não sofre com ruído excessivo em fotos noturnas e possui um modo noturno que não apenas torna as imagens mais nítidas, mas também recupera partes perdidas na escuridão.
Existe um atalho para zoom duplo que não compromete tanto a qualidade das fotos, mas evite usar o zoom máximo. A câmera macro tem baixa resolução, mas ainda consegue gravar belas fotos, basta ter paciência para acertar a distância focal, já que a A22 não tem foco automático em macro. A frente mostra um bom avanço em relação ao A21S, mesmo sendo o mesmo sensor.
Isso mostra que a Samsung está trabalhando mais no pós-processamento e fazendo o embelezamento artificial que deixa a pele com aspecto de cera menos agressiva. O efeito retrato também foi melhorado e tem menos falhas do que antes.
As selfies noturnas ainda são um desafio para esse sensor – a qualidade cai muito, mas não compromete fotos com ruído excessivo. De qualquer forma, é bom evitar tirar selfies muito longe de uma fonte de luz. A filmadora grava vídeos em Full HD – seria perguntado se há mais vídeos em 4K nesta categoria?
O que decepciona mesmo é não ter um bom equilíbrio de cores e brilho, principalmente com a frente que deixa o fundo estourado. A qualidade geral é apenas decente, assim como a captura de áudio. Quem seriam os rivais do A22 no Brasil? Talvez a faixa intermediária que a enfrente seja a moto G30, que oferece um desempenho um pouco melhor, mas a bateria dura menos e demora mais para recarregar.
O da Motorola também possui tela de 90 Hz, conjunto fotográfico similar com câmera principal de maior resolução. Existe muita diferença para o Galaxy A32? O modelo superior tem design mais arrumado, tela mais brilhante, bateria com maior duração e câmeras um pouco melhores – a diferença de desempenho é pequena, pois ambos possuem a mesma plataforma.
O Redmi Note 10 é o mais básico dos novos intermediários da Xiaomi. Ele tem desempenho semelhante, mas só tem tela de 60 Hz – por outro lado, a bateria dura muito mais e recarrega na metade do tempo. Ele oferece qualidade semelhante em fotos, mas se destaca por gravar vídeos em 4K.
O A22 é o celular ideal para quem procura um Galaxy com tela de 90 Hz com boa duração de bateria por um preço mais acessível. Seu desempenho não é suficiente para empolgar, mas também não está muito abaixo dos concorrentes.
Ele tem boas câmeras para fotos e só peca na filmadora. A novidade da Samsung chegou custando quase R$ 2.000, o que é um preço irreal para o aparelho entregue. O preço está caindo e atualmente chega perto de R$ 1.000 em promoções, o que torna o custo-benefício mais atrativo.
Vale o investimento? É muito melhor que o Galaxy A12 que custa um pouco menos e não fica tão abaixo do A32 que tem uma diferença considerável de preço. O A22 tem tudo para agradar os brasileiros e se mostra um bom substituto para o Galaxy A21S, que sempre esteve entre nossas recomendações para um bom celular acessível.
E se você optou pelo novo Coreano Básico Intermediário, é só acessar os links abaixo para conferir as melhores ofertas. E aproveite para comentar se gostou do que viu na A22 ou se perdeu alguma coisa. Vou encerrar por aqui, um grande abraço e até a próxima.