person holding iphone showing social networks folder

COMO TRANSFERIR APLICATIVOS E DADOS PARA UM NOVO TELEFONE

É bem fácil, desde que você não troque de time.

Smartphones em uma mesaCrédito:

Escrito por 

Daniel Wroclawski e 

Christian de Looper

As recomendações são escolhidas independentemente pelos editores da Review. As compras feitas através dos links abaixo podem gerar uma comissão para nós e nossos parceiros de publicação.

Todos nós já passamos por isso: você abre a caixa do seu telefone novinho em folha, liga-o e lembra-se de que, de alguma forma , precisa transferir todos os seus aplicativos e dados do telefone antigo para o novo telefone. Dependendo do tipo de informação que você prefere armazenar localmente (em vez de na nuvem), transferir seus dados pode parecer uma tarefa assustadora.

Não se preocupe, porém, nosso guia prático pode tornar todo o processo muito menos doloroso. Se você deseja um toque mais pessoal e está configurando um novo iPhone, uma visita rápida a uma Apple Store pode ser o método mais fácil. Mas se isso não for uma opção, ou se você preferir o método DIY, nós o cobrimos. Esteja você atualizando para um novo telefone Android, um novo iPhone ou trocando de equipe, você encontrará tudo o que precisa saber abaixo.

Clique nos links correspondentes abaixo para obter instruções detalhadas sobre como transferir seus aplicativos e dados para qualquer novo telefone.

Telefones Android
Crédito: Revisado/Christian de Looper

Android para Android

O Google facilitou muito a transferência de dados de um telefone Android antigo para um novo nos últimos anos, a ponto de haver pouco que você realmente precise fazer. Isso é verdade mesmo se você armazenar muitas músicas e dados localmente em seu telefone, embora, nesse caso, possa levar apenas mais alguns minutos para concluir o processo de transferência.

Muitos dos principais fabricantes de telefones Android incluem ferramentas de migração personalizadas em seus dispositivos. A Samsung tem seu aplicativo Smart Switch , que ajuda os usuários a migrar para um celular Samsung de outra marca. Funciona muito bem e inclui até ferramentas para mudar de um iPhone. O Google tem sua própria ferramenta de transferência de dados que também facilita a transferência de dados do seu telefone antigo para um telefone Pixel.

Ou talvez você esteja mudando para um telefone LG, caso em que o aplicativo LG Mobile Switch é provavelmente o caminho a percorrer. Este aplicativo é instalado no seu telefone Android antigo e ajuda na mudança para um novo dispositivo LG, transferindo dados como fotos, músicas, vídeos, registros de chamadas, mensagens e assim por diante. O OnePlus fabrica o OnePlus Switch , que vem pré-instalado em alguns dispositivos OnePlus e pode transferir dados desejados semelhantes.

A coisa mais fácil de fazer na maioria desses casos, no entanto, é simplesmente seguir as instruções na tela ao configurar seu novo telefone pela primeira vez. Você provavelmente poderá transferir dados diretamente de seu antigo dispositivo Android colocando-o perto do novo, o que elimina muitas etapas. A transferência de dados geralmente ocorre por WiFi, mas, em alguns casos, você pode transferir por cabo. Durante este processo, você poderá selecionar os dados que deseja transferir e será notificado quando o processo de transferência for concluído. O processo de transferência deve incluir dados do aplicativo, embora isso possa depender dos próprios aplicativos.

Ao usar um dispositivo Android, é uma boa ideia fazer backup de seu telefone na nuvem, não apenas para facilitar a restauração de seus dados na próxima vez que você adquirir um novo telefone, mas também para que você ainda tenha seus dados em caso de perda do telefone. ou roubado. Se você já fez backup de seus dados, poderá restaurá-los da nuvem durante o processo de configuração tocando no botão Não é possível usar o telefone antigo quando solicitado a transferir dados de seu dispositivo antigo. Por meio desse processo, você poderá transferir todos os tipos de dados, incluindo aplicativos e contas.

Se você já configurou seu telefone e deseja restaurar os dados, é possível fazê-lo. O caminho exato para as configurações corretas depende do fabricante. Em um celular Samsung, você pode fazer isso acessando Configurações > Contas e backup e tocando no botão “Restaurar dados”, por exemplo.

Fotos, arquivos e muito mais

Caso você não possa ou não queira transferir suas fotos e arquivos locais usando ferramentas de transferência integradas, existem outras maneiras de fazer isso. De longe, a maneira mais fácil é usar o armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o Google Fotos.

Vamos começar com arquivos. Para fazer backup de arquivos no Google Drive, abra o aplicativo Google Drive e clique no botão “+” no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque no botão “Upload”, navegue até os arquivos que deseja enviar, selecione-os e aguarde a conclusão do upload. Em seu novo telefone, você pode visualizar seus arquivos no aplicativo Google Drive.

As fotos funcionam de maneira muito semelhante. Em muitos casos, suas fotos já serão enviadas automaticamente para o Google Fotos, mas você pode verificar se elas estão ou não abrindo o aplicativo Google Fotos e clicando em “Permitir” quando perguntado se deseja permitir que o Fotos acesse a mídia do seu telefone. Em seguida, toque na foto do seu perfil no canto superior direito e verifique se o Backup está ativado. Se você tiver muitas fotos, precisará aguardar o upload de suas fotos para o serviço do Google, após o qual poderá visualizá-las e baixá-las em seu novo dispositivo por meio do aplicativo Google Fotos.

Botão Home e Notch
Crédito: Revisado/Christian de Looper

iPhone para iPhone

A Apple simplifica a atualização para um novo iPhone. Existem duas maneiras de transferir seus dados: por meio de um backup do iCloud ou por transferência direta de seu telefone antigo quando você configura seu novo dispositivo.

O primeiro é o iCloud. Antes de iniciar o processo de configuração em seu novo telefone, abra o aplicativo Configurações em seu dispositivo antigo, toque em seu nome na parte superior do menu Configurações e, em seguida, toque em seu telefone na lista de dispositivos na parte inferior da tela e certifique-se de O Backup do iCloud está definido como “Ativado”. Se não estiver ativado, aguarde o backup, mas mesmo que esteja ativado, você pode clicar no botão “Fazer backup agora” para garantir que está restaurando a partir de um backup recente. Em seguida, comece a configurar seu novo dispositivo e selecione “Restaurar do backup do iCloud” na tela Aplicativos e dados.

Se você não quiser usar o iCloud, pode transferir seus dados diretamente do dispositivo antigo para o novo, desde que o antigo use o iOS 11 ou posterior. Para fazer isso, ligue seu novo dispositivo e coloque-o próximo ao antigo. Você deve receber um aviso em seu dispositivo antigo sugerindo que você configure o novo iPhone. Clique no botão “Continuar” e siga as instruções na tela. É realmente um processo muito simples.

Android para iPhone
Crédito: Revisado/Christian de Looper

Android para iPhone

Cansado do Android e quer entrar no ecossistema do iPhone? A Apple também quer isso e, para facilitar o processo, desenvolveu algumas ferramentas bastante intuitivas.

O mais notável entre essas ferramentas é o aplicativo Move to iOS para Android . Este aplicativo permite que você transfira todos os tipos de dados para o seu iPhone, incluindo suas fotos, mensagens, contatos, favoritos do navegador e até mesmo as configurações da sua conta do Google.

Para usar a ferramenta, clique no botão “Mover dados do Android” na tela Aplicativos e dados ao configurar o novo iPhone, abra o aplicativo Mover para iOS no seu telefone Android antigo e siga as instruções na tela. Isso envolverá inserir um código que você recebeu e esperar que seu conteúdo seja transferido. É importante observar que, se você planeja usar principalmente aplicativos do Google, como Gmail, Google Fotos e Google Drive em seu iPhone, apenas alguns dos recursos da ferramenta Mover para iOS serão úteis. Você terá que escolher o que deseja transferir com base em sua situação específica.

Existem algumas coisas que não serão transferidas do seu dispositivo Android para o seu iPhone. Você terá que transferi-los manualmente, e vamos analisá-los abaixo.

Música

Se você usa um serviço de streaming de música, transferir sua música será fácil – basta baixar o aplicativo, seja Spotify, YouTube Music ou qualquer outro, e fazer login.

Se, no entanto, você é antiquado e deseja transferir arquivos de música armazenados localmente, precisará empregar outras táticas. A maneira mais fácil de transferir arquivos de música locais para o seu iPhone é por meio do aplicativo Music em um Mac ou o bom e velho iTunes em um PC. As instruções específicas variam dependendo do seu computador, mas a essência geral é que você conectará seu dispositivo Android ao computador e transferirá músicas diretamente para ele. Em seguida, importe esses arquivos para o aplicativo Music no seu Mac ou iTunes no seu PC. Em seguida, conecte seu iPhone ao computador, selecione-o no iTunes ou no Music e selecione para sincronizar seus arquivos de música. Novamente, os detalhes específicos variam dependendo da sua configuração.

aplicativos

Os aplicativos são um pouco mais difíceis. Se você usa o aplicativo Move to iOS no Android , a Apple deve detectar a maioria dos aplicativos Android que você usa e adicionar os equivalentes iOS à sua lista de desejos, que você pode usar para baixar os aplicativos. Os dados específicos do aplicativo variam dependendo do aplicativo. Alguns aplicativos permitem que você armazene os dados do aplicativo na nuvem e você pode acessar esses dados fazendo login em uma conta na versão iOS do aplicativo.

Infelizmente, se você comprou um aplicativo no Google Play, provavelmente terá que pagar por ele novamente na Apple App Store. Isso geralmente se aplica apenas a aplicativos que custam dinheiro para baixar, não a aplicativos que cobram dinheiro por uma assinatura por meio de compras no aplicativo. Novamente, isso varia dependendo do aplicativo.

iPhone e Samsung
Crédito: Revisado/Christian de Looper

iPhone para Android

Mudar de um iPhone para um dispositivo Android é o caminho mais difícil, mas, novamente, existem algumas ótimas ferramentas para ajudá-lo ao longo do caminho. Dito isso, a forma como você transfere seus dados depende de qual telefone Android você usa. Surpresa surpresa.

Observação: antes de mover seus dados para o seu novo telefone Android, desative o iMessage no seu iPhone. Se você não tiver certeza de como fazer isso, pule adiante em nosso guia e siga as instruções.

O Google oferece algumas ferramentas sólidas para ajudá-lo a mudar de um iPhone para um dispositivo Google Pixel e, se você quiser seguir instruções mais interativas para fazer isso, acesse este site . O processo envolve basicamente selecionar a opção de copiar dados e aplicativos de seu telefone antigo, selecionar copiar de um iPhone, conectar seu iPhone ao dispositivo Pixel com um adaptador incluído e selecionar os dados que deseja transferir. Você será notificado quando a transferência for concluída.

Mudando para um dispositivo Galaxy? A ferramenta Smart Switch da Samsung também funciona com dispositivos iOS e pode até combinar os aplicativos iOS que você possui com os equivalentes do Android e ajudá-lo a baixá-los. O Smart Switch é integrado aos telefones Samsung e você pode usá-lo seguindo as instruções na tela para transferir seus dados para o novo dispositivo ao configurá-lo.

O LG Mobile Switch também suporta a transferência de dados de um iPhone. No entanto, você só pode fazer isso por meio de um cabo Lightning para USB-C , não por Wi-Fi. Ainda assim, se você estiver mudando de um iPhone para um dispositivo LG, usar esta ferramenta provavelmente é o caminho a seguir, pois permite transferir mensagens de texto, fotos, histórico de chamadas e muito mais.

O OnePlus Switch também suporta a transferência de um iPhone para um dispositivo OnePlus. Com esta ferramenta, você terá que entrar em sua conta iCloud, e a ferramenta migrará os dados para seu dispositivo OnePlus. Você precisará certificar-se de que seus dados foram copiados para o iCloud primeiro.

Se o fabricante do seu telefone não tiver sua própria ferramenta, a ferramenta Copiar meus dados provavelmente é o caminho a seguir. Iremos nos aprofundar em Copiar meus dados um pouco mais tarde, mas você pode baixá-lo para seu iPhone aqui e para seu dispositivo Android aqui .

Assim como na transferência do Android para o iOS, infelizmente, os dados do aplicativo não serão transferidos e você terá que comprar novamente os aplicativos na nova plataforma. Na maioria dos casos, você terá que procurar manualmente os aplicativos na nova plataforma e baixá-los.

Desativando o iMessage

Desativando o iMessage
Crédito: Revisado/Christian de Looper

Antes de transferir seus dados para seu novo dispositivo Android, é importante desativar o iMessage. Isso diz à Apple para parar de encaminhar mensagens pela web para o seu antigo dispositivo Android e, em vez disso, as mensagens serão enviadas por SMS para o seu novo dispositivo Android.

Para desativar o iMessage no seu iPhone antigo, vá para Configurações, depois vá para “Mensagens” e desative o iMessage. Também é uma boa ideia desativar o FaceTime, voltando ao menu principal de Configurações, tocando em FaceTime e desativando a alternância ao lado de FaceTime.

E-mail, contatos e calendários

Suas informações de e-mail, contatos e calendário geralmente são sincronizadas por meio de sua conta de e-mail, e entrar nessa conta em seu novo telefone Android deve permitir a sincronização com seu dispositivo. No entanto, caso os dados não sejam sincronizados por e-mail, você pode usar uma ferramenta de terceiros, como Copiar meus dados, para sincronizar essas informações do seu iPhone antigo com o novo dispositivo Android.

Usar o Copy My Data é realmente muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo no seu iPhone e no seu dispositivo Android , verificar se ambos estão conectados à mesma conta e selecionar os dados a serem transferidos.

Copiar meus dados também funciona com arquivos como fotos e vídeos, mas existem maneiras mais eficientes de transferir fotos e vídeos.

Fotos e vídeos

A maneira mais fácil de transferir fotos e vídeos para o seu novo telefone Android é por meio do Google Fotos. Tudo o que você precisa fazer é baixar o Google Fotos no seu iPhone, fazer login, dar permissão para acessar suas fotos e permitir o upload. Observe que o uso do Google Fotos exigirá que você tenha armazenamento em nuvem suficiente em sua Conta do Google e talvez seja necessário pagar por isso, dependendo da quantidade de dados que você está carregando. Além disso, se você tiver muitas fotos e vídeos, o upload demorará um pouco.

Após o upload, você pode abrir o aplicativo Google Fotos em seu novo dispositivo e deverá ver todas as suas fotos e vídeos lá.

Música

Se você usa um serviço de assinatura de música, tudo o que precisa fazer é baixar o aplicativo certo em seu novo telefone, fazer login em sua conta e ver suas listas de reprodução e músicas. Isso é verdade até para o Apple Music, pois existe um aplicativo Apple Music para Android .

Para transferir arquivos de música armazenados localmente de seu iPhone para um novo dispositivo Android, você precisará garantir que esses arquivos sejam salvos no iTunes ou no aplicativo Music em seu computador, exportá-los, conectar seu telefone Android ao computador e arrastar e solte os arquivos em seu novo dispositivo. Isso pode ser feito por meio do aplicativo Android File Transfer .

Leave a Reply